Planetas “Benéficos” e “Maléficos” e os desequilíbrios do SER na Astrologia Ayurvédica

planetas-maleficos-beneficos-ayurvedica-astrologiaNa Astrologia Ayurvédica  (Astrologia Ayurvédica = Astrologia Védica + Medicina Ayurvédica) que pode ser usada como forma de diagnóstico da constituição Doshica (Tipo Corporal), defende-se a ideia de que com o excesso ou o défice de determinadas energias/forças planetárias, no mapa astrológico, é denunciado o excesso de “calor” ou “frio” (Calor = Dosha Pitta e Frio = Doshas Vata e Kapha) corporal, emocional. Logo poderão determinar os tipos de desequilíbrios a que a pessoa estará mais suscéptivel, podendo mesmo somatizar e causar doenças ao nível físico.

Planetas “Benéficos” e “Maléficos” e os desequilíbrios do Ser na Astrologia Ayurvédica

Na Astrologia Ayurvédica, são considerados apenas alguns planetas (os que eram conhecidos na época dos Vedas), como Saturno, Marte, Sol e também os Nodos Lunares (na maioria das vezes designados também por planetas embora não sejam), Júpiter, Vénus, Lua e Mercúrio.

Para analisar e determinar as forças planetárias, no mapa astrológico, é necessário entender que os planetas e os nodos lunares, estão divididos em 2 grupos:

  • Planetas Benéficos ou expansivos (Saumya)
  • Planetas Maléficos (e Nodos Lunares) ou Restritivos (Krura)

Planetas Benéficos ou expansivos

Os planetas Benéficos, regra geral e bem posicionadospromovem a saúde (em oposição aos maléficos que facilitam e promovem a falta de saúde/Doença.

É preciso considerar que, como em toda a leitura e interpretação Astrológica, estas apresentam-se também como regras básicas gerais e generalizadas, que precisam ser enquadradas num como e como um todo. Sendo fundamental haver uma leitura generalizada e integrada em todas as dinâmicas de um mapa, sejam elas desafiadoras ou benéficas/amplificadoras.

Os Planetas Benéficos, como tudo o que é positivo e luminoso, operam no sentido de promover e expandir uma boa saúde, quando se encontram bem posicionados no mapa astrológico. No entanto também podem causar doenças quando estão mal posicionados em casas que os enfraquecem, ou a ser fortemente desafiados por outros planetas que os debilitem.

Planetas Maléficos na Astrologia Ayurvédica

É fundamental também entender, que as forças “benéficas” e “maléficas” tem maior ou maior força e destaque, dependendo do grau de consciência de quem as vive. Quando alguém, tem um mapa a ser desafiado por forças ditas na Astrologia Ayurvédica como “maléficas” significa que é exigida a responsabilidade e a maturidade sobre a integração das energias arquetípicas planetárias, e quando essa responsabilidade e maturidade não foi assumida, essas forças ditas maléficas poderão atuar de forma severa, obrigando a pessoa a fazer um alinhamento forçado com a aprendizagem que é exigida. Funciona como, por exemplo, um aluno que vai à escola e passa o tempo na brincadeira, sem responsabilidade, ao chegar ao fim do ano é-lhe exigido o conhecimento da matéria, caso não passe no exame terá de “assumir o preço” do que não cumpriu. No entanto uma mesma pessoa, com um mapa igual, tendo integrado toda a consciência, responsabilidade e sabedoria exigida poderá passar por um teste, no entanto o resultado será positivo.

Os planetas maléficos são gatilhos, que ao desafiarem forças já em desequilíbrio, muito facilmente podem gerar doença, devido também aos seus efeitos destrutivos do seu polo negativo. No entanto, os planetas maléficos quando se apresentam bem posicionados e bem ligados a outros planetas benéficos, no mapa astrológico, podem também aumentar a resistência à doença.

Descrição em Sanscrito para planetas Maléficos e Benéficos

KRURA – Designação em Sanscrito para planeta Maléfico  significa ação em Poder/Força. Mal integrados são aliados à degeneração (originários de doença).

SAUMYA – Designação em Sanscrito para planeta Benéfico  significa ação em Gentil/Suave em ação. Integrados e bem vividos são aliados à regeneração.

Equilibrar as forças dentro gera Harmonia Fora

Para que seja possível um equilibrio físico, emocional, mental e energético é necessario um reconhecimento de que ”O NOSSO GRAU de CONSCIÊNCIA CRIA a NOSSA REALIDADE”, e para que o nosso SER ressoe de forma harmoniosa, é importante que haja uma pacificação e harmonização dos arquétipos astrológicos em nós. As energias dissonantes e em choque causam resistências, e as resistências atraem choques fortes, que pos sua vez causam maior dor e consequênte degeneração e entropia.

Planetas Maléficos e Planetas Benéficos

  • Planetas Benéficos ou expansivos (Saumya) – Júpiter, Vénus, Lua e Mercúrio
  • Planetas Maléficos (e Nodos Lunares) ou Restritivos (Krura) – Saturno, Marte, Rahu, Ketu, Sol (Maléficos porque funcionam como um gatilho e desencadeiam o processo degenerativo)

 

Saturno

saturno-astrologia-zodiaco-z

Na Astrologia Ayurvédica é considerada uma Influência maléfica “mor”  (se não for assumida a responsailidade e a consciência que apela), quando não assumimos uma responsabilidade e autoridade interna, este planeta promove a queda das forças, provocando degeneração e até mesmo podendo causar o desencarne (caso não se assuma a responsabilidade e maturidade exigida).
Marte 

marte-mapa-astral-zodiaco-astrologia.-z

Pode tamém agir como um grande maléfico, no entanto a sua ação é desenvolvida num curto espaço de tempo, por ser um planeta relativamente “rápido”, agindo a curto prazo, podendo assim causar acidentes, lesões e infeções.
Rahu

rahu

Rahu (Nodo Norte) tem uma ação semelhante a Saturno, mas age de uma forma mais subtil ou a um nível mais psicológico, perturbando a mente e o sistema nervoso.
Ketu

ketu

Ketu (Nodo Sul) tem uma ação semelhante a marte, no entanto, tal como Rahu, opera a um nível mais subtil, mais a nível psicológico trazendo um sobreaquecimento à mente ou aos sistema nervoso.
Sol

sol-astrologia-zodiaco-mapa-astral-zz

 A influência do Sol na saude pode ser dual, pode ter uma presença como maléfico e sobreaquecer ou queimar as energias que exerce influência próxima no mapa astrológico.
Jupiter

jupiter-mapa-astral-zodiaco-astrologia-z

 Jupiter é o principal grande e duradouro benéfico que promove a saúde a longo termo, assim como riqueza, saúde, abundância, sabedoria e felicidade.
Vénus

venus-mapa-astral-zodiaco-astrologia-z

 Vénus é também um importante benéfico, no entanto os seus efeitos são a curto prazo vistoque é um plameta com uma locomoção mais lenta, dá os atriburos de riqueza, felicidade, desfrutar dos prazeres da vida, e poderes criativos.
Lua
lua
 A Lua é geralmente um benéfico, no entanto pode-se tornar maléfico se estiver posicionada demasiado perto do Sol, que enfraquece ou apaga o seu brilho. Como regra, se a lua estiver a mais de 6º do Sol é benéfica, se estiver a menos de 6º torna-se maléfica.
Mercúrio

mercurio-mapa-astral-zodiaco-astrologia-z

 

 

O Mercúrio é um planeta benéfico e traz pensamentos harmoniosos, ações e expressão, no entanto, muito facilmente toma a influência negativa dos planetas maléficos quando estão ligados a ele.

Estas são considerações gerais utilizadas na Astrologia Ayurvédica, que são tidas em conta na leitura e interpretação de mapas astrológicos, especialmente na deteção de probabilidades de suas influencias na saúde, ajudando a direcionar as pessoas a fazerem um processo de auto-consciência para integrar estas energias e também para perceberem que tipos de desequilibrios fisicos, emocionais, mentais e energéticos são mais propensas.

Veja Também:

Bookmark the permalink.

Comments are closed