Os 9 “planetas” e os 3 Doshas na medicina Ayurvédica

astrologia-ayurvedicaNa Astrologia existem 9 “tipos planetários” (tipos de constituição corporal, mental, emocional e energética) considerados pela Astrologia Ayurvédica. E são considerados como uma forma de diagnóstico na Medicina Ayurvédica na determinação Doshica (tipo corporal da pessoa que revela as tendências a tipos específicos de doenças).

Estes 9 “tipos planetários” considerados na Medicina dos Vedas são:

Embora os nodos lunares não sejam planetas, são expressos desta forma na medicina ayurvédica possivelmente por serem consideradas forças tão importantes como os planetas.

Tipos Saturno, Mercúrio  e Rahu  (Nodo Norte ), Tipos Sol , Marte  e Ketu (Nodo Sul) , Tipos Lua, Júpiter  e Vénus

Os tipos Planetários convergem e são condensados, na Medicina Ayurvédica, nos 3 Doshas (tipos de constituição corporal, mental, emocional e energética (sistema imunitário) . O facto de em Astrologia haver 9 tipos planetários, torna-se mais específico e objetivo de diagnosticar, determinar e compreender a constituição corporal, mental, emocional e energética de uma pessoal.

No entanto os 9 “tipos planetários”, convergem também, para definir de uma forma específica a tendência Doshica (Constituição corporal) de cada pessoa. Ao verificar no mapa astrológico os posicionamentos dos planetas e as ligações entre eles é possivel chegar a um diagnóstico Ayurvédico de tendências à somatização de doenças. Assim como pelos transitos planetários, percebe-se as tendências a desequilíbrios Doshicos, que irão revelar as descompensações emocionais, mentais, físicas e energéticas (sistema imunitário)

Na Astrologia, as pessoas com predominância em planetas específicos (tipos planetários) Revelam a energia Doshica específica de cada pessoa, assim se revelam as correspondências de cada Dosha e planetas correspondentes:

  •  DOSHA VATA – Tipos Saturno, Mercúrio  e Rahu  (Nodo Norte )
  •  DOSHA PITTA – Tipos Sol , Marte  e Ketu (Nodo Sul  )
  •  DOSHA KAPHA – Tipos Lua, Júpiter  e Vénus

Estas correspondências são Arquetípicas, e bastante delicadas, devem ser consideradas cuidadosamente. É sempre necessário ter em conta uma análise do mapa no seu todo, para que seja possível o máximo de fidelidade na conclusão de um diagnóstico corporal da pessoa (tipos de doenças e desequilibrios aos quais está mais propensa)  e as suas tendências a desequilíbrios.

Nas dinâmicas Astrológicas, há uma tendência a uma predominância de uma força planetária (planeta forte no mapa), tal como na Medicina Ayurvédica há a tendência a uma força Doshica (um tipo corporal específico que define a constituição da pessoa), o que determina o padrão base comportamental e vivencial de uma pessoa, e como isso se reflete no seu corpo, nas suas emoções, na forma como utiliza a sua mente e comunicação, e os seus padrões motivacionais para usar a sua força para a sua auto-cura ou para a auto-sabotagem.

A consciencialização destes padrões predominantes, ao identificar o tipo planetário (1 ou mais planetas) predominante na Astrologia, ou o(s) Dosha(s) predominantes, podem ajudar a pessoa a  identificar as suas tendências a desequilíbrios, e escolher poder orientar positivamente essas forças tendênciais de forma a alcançar maior equilibrio de acordo com as suas necessidades base.

Veja Também:

Bookmark the permalink.

Comments are closed