As 5 Dinâmicas chave da Psicologia Cósmica, e a Arte de Interpretação Astrológica

Para que seja possível fazer uma leitura, interpretação e síntese do mapa Astrológico, é necessário entender as 5 dinâmicas chave de interação da Psicológia Cósmica contidas em um mapa Astrológico.

Essas 5 dinâmicas são representadas pelos Planetas, Signos do Zodíaco, ElementosCasas Astrológicas, e Aspetos Astrológicos entre planetas. Estes 5 fatores, no mapa astrológico tem uma determinada interação, que permite (através do mapa astrológico) uma identificação e entendimento sobre os padrões de comportamento de determinada pessoa.

5 Dinâmicas chave da Psicologia Cósmica

Planetas Representam as dimensões da experiência, regulam o fluxo energético (o que acontece?)
Signos do Zodíaco Padrões de energia primários que indicam as qualidades específicas de determinada experiência (Como tudo acontece?)

Casas Astrológicas Representam as áreas de vida, campos de experiência onde determinadas energias se focam, se expressam com determinada intensidade (Onde tudo acontece?)
 

 

5 Elementos

Forma básica de energia e Consciência, substância energética de  cada experiência. (a que níveis da psique humana tudo acontece?)
Aspetos Astrológicos entre planetas Manifestam as dinâmicas de interação de cada experiência, e que apelos fazem à consciência. Revela a dimensão, a natureza e a intensidade (juntamente com o grau de consciência da pessoa) que são revelados na experiência. Ilustam o tipo de processo iniciático e portal de transcendência terá de ser aberto no mais profundo do Ser.

Estas 5 Dinâmicas chave da Psicologia Cósmica, permitem identificar, no mapa astrológico os padrões de comportamento materializados (terra), de padrões de reação (água), padrões de pensamento (Ar) e qual as dinâmicas de identidade e motivacionais (Fogo).

Exemplo de como podem funcionar estas dinâmicas chave da Psicologia Cósmica no mapa Astrológico

Uma dimensão de experiência (planeta – o que acontece) manifestar-se-á de acordo com um filtro específico (Signos do Zodíaco – como acontece) que, por sua vez,  se manifestarão numa área específica de vida (onde tudo acontece).

Todas estas dinâmicas e combinações no mapa astrológico, sejam as estáticas, que se inter-relacionam entre si, ou sejam as dinâmicas, por ativação pelos trânsitos strológicos, provocarão reações. As reações são despoletadas por gatilhos, que dão um estímulo externo, e que se podem diferenciar em cada pessoa, devido ao seu grau de consciência e como vive internamente estas sinergias. Os impulsos inconscientes de reação, revelarão o grau de consciência da pessoa, e ilustram o tipo de feridas internas, e a que nível se manifestam…se estão ligadas à:

  • Mente/Comunicação -ar
  • Emoções – água
  • Comportamentos materializados – Terra
  • Padrões energéticos de auto-geradores de motivação e expressão auto criativa – fogo.

Os impulsos de reação de cada pessoa revelam como ela vive as 5 Dinâmicas chave da Psicologia Cósmica do seu mapa Astrológico

A combinação das 5 Dinâmicas chave da Psicologia Cósmica num mapa astrológico individual, revela o tipo de processo iniciático e portal de transcendência, terá de ser aberto no mais profundo do nosso Ser. No entanto o grau de consciência da pessoa, aliada às feridas profundas no seu Ser vão também revelar o tipo de reações que terá aos estimulos externos (sejam eles desafiadores ou não).

Os impulsos de reação aos estimulos externos, ou simplesmente escolher a ação inteligente, ilustram a maturidade e a consciência (ou falta dela) que cada pessoa emana sobre a sua realidade interna. Revela se está ou não alinhada com uma energia universal, ou se simplesmente vive em modo automático, em resposta às ameaças “externas” (mas que vivem e são alimentadas dentro de si), que consequentemente co-criam as vivências externas.

Cada reação a estimulos externos irá demonstrar a dimensão interna da pessoa relacionada a:

sol-astrologia-zodiaco-mapa-astral-zz Sol Se está alinhada com a sua criança interior, se se reconhece a si mesma no que tem de mais especial, se é genuina e autêntica, se é auto-geradora de alegria de viver
lua Lua Se está consciente e desenvolvida na sua inteligência e maturidade emocional. Se sabe se nutrir, proteger, cuidar a si mesma, ou se simplesmente se mantém num impulso de necessidade de preenchimento do vazio interior com “coisas” exteriores. E se vive apenas em modo de reação  aos estímulos externos como padrão de defesa e subrevivência
mercurio-mapa-astral-zodiaco-astrologia-z
Mercúrio 
Se está consciente como usa o dom do pensamento, e da comunicação. Se usa o poder da mente para auto-observação e consequente auto-consciencialização e para se re-Conhecer e se transcender.
venus-mapa-astral-zodiaco-astrologia-z Vénus Se reconhece o proprio valor e utiliza os seus recursos como um bem para gerar prosperidade e ao serviço de um bem maior. Se utiliza as relações para se auto-reconhecer, e para criar uma relação de equilíbrio consigo mesmo, transcendendo as suas limitações, observando-as através do espelho do outro.
marte-mapa-astral-zodiaco-astrologia.-z Marte Aprender a sair de um modo de sobreviência reptiliana e tentar perceber que o mundo não acaba se eu considerar os outros nas suas vontade e desejos, e aprender que a fazê-lo, posso desenvolver a minha independência versus inter-dependência. Aprender a utilizar o impulso de iniciativa e auto-afirmação como um meio de luta para atingir um objetivo maior.

Se cada pessoa viver na sua vida, a energia destes planetas, apenas numa dimensão pessoal (buscar fora para preencher dentro), quando são confrontadas (por transitos planetários) com os planetas transpessoais, Netuno, Úrano e Plutão (as 3 ameaças ao EGO) tendem a resistir aos processos de transformação, e serão muito mais dolorosos estes processos de desapego à necessidade de preenchimento interno com os apegos terrenos.

 

 

 

 

 

 

Bookmark the permalink.

Comments are closed