A Lua Progredida no Mapa Astrológico

quarto-minguante-lua-astrologia-1zEntre as técnicas de previsão utilizadas em Astrologia, as Progressões Secundárias são provavelmente (depois dos trânsitos astrológicos) a segunda técnica mais utilizada em Astrologia.

É uma técnica simbólica que faz equivaler 1 dia (após o nascimento) a 1 ano de vida. (Como fazer mapa de Progressões Secundárias gratuitamente)

Por ser uma Técnica Simbólica, em que se calcula um mapa para uma determinada idade, por exemplo uma progressão Secundária para o 10º aniversário, o mapa progredido é um mapa calculado para 10 dias depois do nascimento da pessoa, e também para a mesma hora. O mapa elaborado para esse 10º dia de vida, tenderá a ter alguma semelhança com a matriz energética equivalente ao décimo aniversário. É preciso ter em consideração que os planetas mais considerados nas progressões são os planetas mais rápidos, visto que os mais lentos pouco ou nada se movimentaram em 10 dias de vida.

A Lua é o principal Astro a Ser considerado nas progressões secundárias

A Lua, é um astro muito importante a considerar nas progressões secundárias, em que o seu movimento pode representar o processo de amadurecimento emocional interior, e revela as dinâmicas internas emocionais e os estados de ânimo ou disposição.

  • Para cada ano de progressão Lunar ela avança 12 a 13 graus (1º por mês) relativamente à posição do ano anterior.
  • Enquanto que o Sol apenas anda 1º por ano

A lua, ao progredir pelo mapa natal, leva 28 Anos a retornar à sua posição natal, o que revela que há uma sincronização entre o ciclo da lua progredida com o ciclo de saturno. A Lua progredida representa marcos de experiências emocionais muito demarcadas.

A Lua progredida passando pelas cúspides das casas e signos do Zodíaco

A Lua progredida leva aproximadamente 2 anos e pouco a passar um signo, e dependendo do tamanho da casa, será pouco menos ou pouco mais de 2 anos também a atravessar a casa astrológica.

Quando a lua progredida atravessa um signo e uma casa, somam-se aos efeitos da lua progredida, os qualidades do signo que transita, e fica ligada aos assuntos dessa área de vida (casa astrológica), considerando também a essência da lua natal.

Então, resume-se que a cada periodo de cerca de 2 anos e meio, a pessoa estará sujeita a um acréscimo de uma determinada atmosfera emocional, e um determinado tipo de envolvência/temática se tornará mais destacada para além da essência lunar da pessoa.

Exemplos sobre a Lua Progredida em ligação a planetas no Mapa Astrológico

  • Se a lua entrar em contato por aspecto com o planeta Úrano, muito possivelmente poderá haver uma mudança significativa em que há a possibilidade de algum rompimento com situações, pessoas ou coisas que possam estar, de certa forma a condicionar a pessoa.
  • Se, eventualmente a ligação da lua for ao planeta saturno, pode haver uma necessidade de restrição, recolhimento ou reajuste da vida no plano emocional.

Naturalmente que estas influências das progressões são matizadas pela natureza da lua no mapa natal. Por exemplo, a lua progredida ligada a Saturno, dar mais maturidade, firmeza e comedimento a uma lua com tendencia a excessos lunares no mapa natal, ou por exemplo se no mapa natal a lua for já restrita e contida, o saturno tenderá a pedir responsabilidades para considerar e superar essa rigidez, e se não for bem vivido poderá tornar tudo mais cristalizado e denso.

Exemplos sobre a Lua Progredida passando pelas casas Astrológicas

Quando a lua progredida passa pelas casas astrológicas (áreas de vida) ela cria uma predisposição de foco de preenchimento ligada aos assuntos da casa. Por exemplo, se a lua progredida estiver a passar pela área de vida 10 (profissão, carreira, projeção social), a pessoa sentirá um apelo interno para se realizar nessas áreas, procurar fazer algo mais que a preencha e realiza no seu ambito lunar. E pelo empenho e dedicação, a pessoa pode chegar a alcançar um preenchimento interior pelo reconhecimento do seu empenho, e pela sua projeção social e profissional.

Também pode sentir uma maior receptividade e apelo à vida social, e sentir-se mais sensível nestes ambitos de casa 10. Também há a possibilidade de haver alguma interferência especial da mãe, ou mulheres nestes assuntos.

Ciclos de Lunação

Existem estudos sobre a sincronia da evolução das fases entre o Sol progredido e  a Lua progredida, relativamente a mudanças de estados interiores, analisadas num periodo de 29 anos.

No seu movimento diário normal, a lua demora quase 29 dias a retornar à sua fase inicial, que em termos de progressões secundárias corresponde a 29 anos.

Cada uma das fases, dinamizam mudanças internas no estado pessoal, dependendo do signo e casa onde a lua e o sol progredidos se apresentam no mapa progredido, assim como os aspectos formados entre eles. Assim, quando a lua progredida toca por aspeto, o sol progredido, acontecerá uma dinamica de renovação, tendo em conta os assuntos da casa e do signo do mapa natal onde transitam nesse momento.

A Fase Cheia (que acontece 14 anos depois da fase nova), promete a realização do que foi gerado na fase de lua nova em progressão.

Ciclos da Lua nas progressões secundárias

Designa-se por ciclo, quando qualquer planeta em transito se encontra em conjunção com outro planeta no mapa natal, que faz acontecer a inauguração de um novo ciclo.

Os Ciclos da Lua permitem-nos avaliar o nosso momento de vida, e verificando a posição atual da lua progredida, e o numero de graus que a separam do sol de nascimento, pode-se perceber a fase em que nos encontramos na nossa vida.

  • Lua Nova – 0º a 45º – da conjunção à semi-quadratura separativa ou crescente  – fase de términos e novos inícios.
  • Lua Semi- da crescente ou concava crescente – 45º a 90º – semi-quadratura à quadratura crescente – fase de buscar recursos e informações para as novas metas.
  • Lua Quarto crescente – 90º a 135º – da quadratura à sesquiquadratura crescente – fase de separar bloqueios do passado
  • Lua Corcunda ou convexa crescente – de 135º a 180º – da sesquiquadratura à oposição – Fase de muitas opções e comprometimento
  • Lua Cheia – de 180º a 225º – da oposição à sesquiquadratura minguante – fase de plenitude e realização, abandono de metas ou situações por já não fazerem sentido.
  • Lua Disseminante ou convexa minguante – de 225º a 270º – da sesquiquadratura à quadratura minguante – fase de alinhamento das metas com um sentido maior e com o bem estar, e terem estrutura para terem continuidade por si mesmas.
  • Lua Quarto Minguante – de 270º a 315º – da quadratura à semi-quadratura minguante – interrogação e por em causa questões antigas e por resolver, e abertura a novas perspectivas, ideias, ideais e crenças, para que seja possível corrigir, ajustar e adaptar a novas situações mais favoráveis.
  • Lua Balsâmica ou côncava minguante – de 315º a 360º – da semi-quadratura minguante à conjunção – fase do abandono do passado para se direcionar para o futuro, para ser favorável deve-se, preferencialmente não resistir ao que já está a ser finalizado.

 

 

 

Bookmark the permalink.

Comments are closed