Saturno em Transito por Sagitário

Lema de Saturno em transito por Sagitário – PRATICAR o que se ANDA a “PREGAR”

Saturno é um planeta Social,  permanece cerca de dois anos e meio em cada signo do Zodíaco, e é regente do Signo de Capricórnio.

SAGITÁRIO – Elemento: Fogo – Modalidade: Mutável – Regido por Júpiter – Oposto e complementar de: Gémeos

Saturno esteve em Sagitário em 23 de dezembro de 2014, posteriormente ainda retornou a Escorpião de 16 de junho a 17 de Setembro, regressando de novo a Sagitário , e agora definitivamente, até 20 de dezembro de 2017.

 

Palavras Chave de Saturno e de Sagitário

Saturno Sagitário
 Estrutura Verdade interna/busca da verdade e sentido de vida
 Esforço Expansão de horizontes
 Responsabilidade Filosofia de vida
 Mestria Ética
 Restrição Dogmatismo
 Inflexibilidade, apegos Fé, confiança e optimismo
 Dificuldades Viagens longas
 Conservadorismo Assuntos legais
 Rigidez/Cristalização Estrangeiro

 

Saturno em transito no mapa natal representa o fiscal

Saturno representa um fiscal, um professor ou examinador, que confronta e testa todas as estruturas “que por ele passam”, verifica o cumprimento das regras  e normas, e analisa se a base em que tudo é sustentado, é consistente e se é sólida. Em caso de não se verificar solidez e responsabilidade, Saturno obriga a desmoronar tudo, para voltar a reconstruir de novo, e desta vez sobre uma base bem firme, sólida e capaz de sustentar uma construção forte e resistente sobre si.

Saturno exige organização, esforço no cumprimento de regras, e que se respeitem as normas, para que tudo seja feito em responsabilidade no sentido de construir um mundo mais justo e equilibrado.

As dinâmicas gerais da passagem de Saturno por Sagitário, vão se aplicar em questões e assuntos ligado à  restruturação da ética, moral, verdade interna, crenças e valores de todas as pessoas em geral. No entanto, e especialmente, sentir-se-à fortemente esta energia de responsabilização e alinhamento da verdade e da ética, nas instituições e organizações profissionais (ou não) que estão ligados ao ensino, educação (em particular as universidades), pessoas que educam (professores, orientadores) e especialmente pessoas em cargos de responsabilidade, pessoas e instituições que passam e transmitem valores, instituições religiosas e seus dirigentes, Instituições e pessoas ligadas a assuntos legais,  jurídicos, à ética, pessoas e instituições que ajudam outros a expandir os horizontes e na sua busca de um sentido para a vida, Instituições ligadas a assuntos do estrangeiro, viagens, turismo,etc.

saturno-sagitario-verdade-fe-zTodas as verdades, ou supostas verdades, até as mais ocultas serão fiscalizadas, e serão expostas e julgadas, se não estiverem alinhadas com um propósito superior. Toda e qualquer moral, ética ou filosofia que não sustente a expansão  integrada e responsável abrindo nossos horizontes.

Saturno testa a sustentabilidade do nosso propósito, direção e sentido de vida.  Impõe que se faça o esforço para alcançar metas proporcional ao nosso empenho, ou falta dele, nessa busca de um sentido maior, e assim nos podermos alinhar em responsabilidade com uma verdade superior.

Embora a energia de Sagitário tenha uma afinidade em comum com Saturno, no que diz respeito a exigir “verdade/realismo”, no entanto estas energias são um pouco antagônicas, enquanto que as energias Saturno representam a contração, Sagitário/Júpiter apelam à Expansão em movimento.  Por si só, estes apelos seja a restrição (saturno), seja a expansão (sagitário) já gera algumas dinâmicas confusas na integração destas dinâmicas arquetípicas, pior será se não houver aceitação e capacidade de surfar estes ajustamentos de dinâmicas internas (verdades e crenças rígidas que já não dão respostas às necessidades evolutivas) versus propostas externas (imposições, restrições, frustrações)

Saturno exige Responsabilidade, estrutura e compromisso

Por mais bem pintadas, floreadas, bem “intencionadas”,  bem vistas, e imaculadas que aparentem ser as nossas crenças, moral, ética, atitudes e propósito de vida, é a intenção inconsciente que as move que vai ser desvendada, revelada e questionada.

Saturno exige responsabilidade, estrutura e compromisso, e é nessa perspetiva que se devem alinhar as nossas filosofias pessoais, profissionais e sociais. Colocar em prática as “sabedorias” maravilhosas que tanto “Pregamos” diariamente. Saturno em Sagitário vai testar o nosso senso de moral, as nossas palavras devem estar alinhadas com os nossos sentimentos, pensamentos e consequentemente com as nossas ações.

Alinhar uma verdade interna com uma verdade superior

Com este transito, quem permanecer a viver desalinhado e alienado de si mesmo e de uma verdade superior, movendo-se por interesses egoicos terá que enfrentar grandes desafios. Quem insistir viver em mentiras (consigo mesmo essencialmente), navegando em meias verdades, ou se enganando e enganando os outros com realidades distorcidas, irá eventualmente, ter de pagar um preço confrontado publicamente pelas pessoas e circunstâncias de vida.

Saturno em trânsito por Sagitário apresenta-se como uma autoridade implacável, que testa e põe em causa a integridade, e sustentabilidade dos valores/crenças internas (e externas). Faz emergir abruptamente as falhas e faltas de verdade em qualquer pessoa que possa ter uma reputação aparentemente inabalável, mas que no entanto, não respeita as regras e normas universais.

A queda do império das falsas verdades

Saturno em sagitário, faz desmoronar os maiores castelos de dogmas, que possam ter sido construídos sobre falsas intenções e estruturas. Gurus, mestres, lideres e todas as entidades com cargos de responsabilidade em instituições que tem poder na influencia educacional e ética, que simplesmente estão focados e direcionados para realizar objetivos alinhados com uma “verdade” egoica e de valores terrenos vão agora sentir de perto o peso de um pai

mandala-saturno-sagitario1-astrology-zodiac-signs-planets-astrologia-1z

rígido, implacável, rigoroso e bem severo.

Vamos agora assistir a um desvendar de toda e qualquer intenção inferior, e menos digna que tem vindo a ser  alimentada por falsos gurus e falsos profetas, cujos fins ocultos é
explorar e estuprar pessoas com fragilidades emocionais, materiais, psicológicas e morais.

Saturno em transito por Sagitário é o  inspetor que analisa, revê, e peneira tudo até à mais fina poeira, e que se impõe através de uma limpeza  desapego cruel a “verdades” auto-destrutivas  e destruidoras de uma revelação suprema do Ser Humano. A chamada separação do trigo do joio.

“A VERDADE LIBERTA”

Ser Sábio tem um preço que compensa o esforço

Apesar de um transito de saturno por Sagitário ter sempre uma má reputação, e de ser visto como mau e intimidador, a verdade é que quem se predispuser a ter a abertura suficiente para se observar de forma dissociada (em modo mindfulness), pode fazer o processo de forma menos dolorosa tirando partido de uma estruturação e amadurecimento muito saudável. Aprendendo a por em causa, de forma mais consciente, esses valores e crenças que estão a ser desmascaradas e ameaçadas, aceitando os desafios/confrontos, sem reagir (escolhendo agir) sem sentimentos de revolta, raiva, vitimização, culpa ou outro sentimento  auto-destrutivo, que não a aceitação sobre a responsabilização, estruturação e transformação dos valores internos e perspectiva de vida.

Apesar de haver um possível reconhecimento de que não estamos em alinhamento com uma verdade superior, nem sempre a integração desse reconhecimento é simples de ser colocado em prática. É essencial que fiquemos atentos aos pequenos sinais de conflito e desajustamento que vão surgindo, são eles que vão denunciando as nossas feridas internas (que denunciam as nossas crenças e verdades sobre nós e sobre o mundo que nos rodeia) e é nesses momentos que auto-observação é valiosa. A aceitação de que somos nós que atraímos as situações, ou para nos curarmos e também para darmos oportunidades de cura a outros através de confrontos (sejam eles verbais, emocionais, físicos ou psíquicos) é um reconhecimento precioso.

Por ao serviço a estrutura de crenças e verdades alinhadas já integradas

Pode acontecer também, pessoas que ao passar por este transito, possam já ter um bom enquadramento, amadurecimento e estrutura em termos de uma verdade interna, assim, Saturno poderá fazer um chamado e apelar à responsabilização sobre a partilha com os outros sobre essa sua verdade alinhada e de certa forma já consciente. E ao colocarem ao dispor de outros e partilha-la de forma a vão ajudar outros a conseguirem ter um pouco de luz e encontrar uma direção e um sentido para a vida.

Mas atenção, se nos tornamos demasiado moralistas, podemos ser desafiados a andar a falar e praticar o que pregamos para sermos testados nas verdades que queremos passar pressionando os outros. É importante perceber, que a unica forma credível e saudável  de passar valores superiores é através do exemplo e dos resultados de excelência em nossas vidas.

Deve-se ajudar outros se eles nos solicitarem apoio, caso contrário estamos a impor verdades que servem para nós, e não estamos a respeitar o caminho, grau de consciência, abertura dos outros. Também nesta postura, Saturno se vai impor de forma rude.

 

Enquanto Saturno estiver a passar em Sagitário o apelo é a:

  • Desenvolver uma visão ética da  vida responsável, não esperando que lhe seja dito do exterior  quais são os mandamentos e códigos morais, ideológicos, religiosos ou filosóficos a seguir….e te-lo enraizados dentro de si;
  • Ambicionar uma educação superior consistente que permita expansão de horizontes;
  • Ser mais estruturado, responsável, honesto e transparente  na forma de lidar com as regras ligadas à ética, à moral e na vida em geral;
  • Pais e professores podem necessitar e sentir um apelo de amplificar a sua visão sobre o poder de influência nas crianças e no mundo;
  • Cria um impulso de procurar soluções profissionais (saturno) no estrangeiro (Sagitário);
  • Pode criar um impulso às pessoas de iniciar estudos para amplificar sua visão da vida e abrir novos horizontes pessoais, sociais e profissionais;
  • Sabe que é importante estudar com disciplina, perseverança e seriedade para poder garantir conhecimento sólido e competência;
  • Necessidade de procurar apoio numa busca de um sentido espiritual, uma verdade e uma explicação que permita entender o sentido maior de tudo o que nos acontece;
  • Com Saturno Saturno em Sagitário  a pessoa pode ter talento para trabalhar com advocacia, educação, filosofia ou religião.
  • As actividades profissionais e os negócios provavelmente irão lidar com leis, ensino, publicações, religião e viagens.

Influências pesadas de Saturno em transito por sagitário

  • Aprendizagens forçadas na integração em outras culturas, transformando padrões rígidos de verdades cristalizadas;
  • Aprender a aceitar e integrar no nosso mundo limitado, novas visões, novas culturas, integrando-as e permitindo que nasçam dessa fusão, novas verdades;
  • Podem-se viver situações onde sofre discriminação cultural, social, ou pelo nível de vida material para se integrar os verdadeiros valores dentro .Podem-se ter dificuldades de acesso a estudos superiores, e precisar de exercer um esforço maior para poder ganhar acesso;
  • Com Saturno em transito por Sagitário pode haver maiores restrições a Viagens longas, que podem mesmo correr mal. Perda de bagagens, atrasos nos voos, etc.
  • Viaja mais a negócios ou a trabalho, não gosta de turismo, a não ser que tenha algo proveitoso a lucrar.
  • Medo geral de ter de lidar com outros padrões culturais;
  • Tem receio e desconfiança de tudo o que vem do estrangeiro e também lida receosamente com pessoas de origem estrangeira.
  • Pode ser julgada com rigorosidade ou ela julgar a outros com severidade, caso não integre estas verdades de uma forma madura;
  • Têm crises de identidade religiosa, crenças, verdades e fe;
  • Sentimento de necessidade de provar o valor, recorrendo a cursos, seminários, e outras aprendizagens para ampliar horizontes;
  • Caso se esteja integrado em uma religião rígida, o mais comum é a pessoa perceber que a estrutura, as leis e regras já não dão resposta  aos seus anseios e necessidades e pode sofrer uma crise de fé, crise de valores.
  • Num âmbito geral cria algum pessimismo e descrença na vida em geral;

 

Influências positivas de Saturno a transitar por Sagitário

  • Podem-se encontrar “mestres” e pessoas de conhecimento e sabedoria que ajudem a orientar e a perceber que o verdadeiro mestre está dentro de nós;
  • Pode sentir apelo de estudar e aprofundar conhecimentos para expandir pessoal e profissionalmente;
  • Impulso para a busca de uma mais nítida consciência sobre o  próprio valor e procurar ajudar os outros a encontrarem-se também;
  • Sentir o apelo de ajudar a estruturar uma visão de mundo mais responsável e comprometida;
  • Necessidade de ter um entendimento profundo e mais estruturado dos códigos morais, ideológicos, religiosos ou filosóficos que orientam o sentido de vida e comportamento;
  • Busca de uma via para mostrar ao mundo os seus valores e consequentemente ser valorizado, aprovação e reconhecido pelo mundo que rodeia;
  • Buscar mais sabedoria e uma estrutura ideológica credível, que sustente uma visão superior da vida;
  • Surgirão também, muitas fontes de ensino de ideologias credíveis, umas já conhecidas e outras a nascer de novo que irão ajudar, quem estiver disponível a receber, a descobrir o seu mestre interno;

frase-fe-luz-que-nao-vejo

Desafios de um saturno em Transito por Sagitário

  • Aprender que não interessa a linha filosófica que serve de guia para a vida, interessam sim os resultados de excelência e exemplo de vida que se dá;
  • Colocar em causa as verdades que sustentam o sentido de vida;
  • Aceitar um processo de responsabilização e reestruturação de valores;
  • Respeitar e conviver com valores, crenças, ideologias e princípios diferentes;
  • Aprender que o verdadeiro curso superior é construído, não por diplomas e certificações terrenas, mas por uma sabedoria interna divina, sustentada por uma intuição e verdade superiores;
  • Aprender a Humildade de que a nossa verdade tem o valor dos resultados de excelência que temos na vida e do exemplo de ajuda ao próximo que damos através da riqueza da nossa experiência;
  • Perceber que, quanto mais tiver necessidade de converter os outros às suas crenças, mais isso significa uma rigidez ideológica ou moral que não aceita que cada pessoa deve por si desvendar o seu caminho;
  • Procurar respeitar e conviver com valores, crenças, ideologias e princípios diferentes;
  • Saturno em Sagitário, a responsabilização pelo alinhamento de uma verdade interna com uma verdade Superior;
  • Greves no sistema educacional, sobretudo o universitário, caso de não ter sido revista a estrutura e realizados os ajustes adequados de alinhamento.
  • Grandes agitações na área Jurídica, Saturno não admite incompetências nas áreas ligadas à justiça
  • Na atividades ligadas às relações exteriores, aos professores, diretores ou dono de instituições de ensino, verificar as finanças, cumprir os prazos, prestar atenção nas solicitações e desenvolver planos para simplificar a resposta a situações críticas. Manter tudo transparente e com responsabilidade.
  • Pessoas responsáveis por  instituições religiosas, setores de viagens ou agências de turismo,é bom iniciar a promover novas formas de atrair as pessoas e criar facilidades, caso contrário a crise a estes setores avizinha-se;
  • Rever procedimentos de todas estas áreas, e adaptar às novas realidades porque se mantém nos velhos padrões, vai correr mal;
  • Quem é religioso, atenção com as repulsas e fanatismos e outras coisas irracionais. Há represálias na mesma medida;
  • Também o ceticismo pode aumentar, assim todas as formas de contestar as “verdades”, e estão incluídas as chamadas “verdades científicas”;
  • Modelos e filosofias que serviam de guia para muitas pessoas nos últimos 30 anos passam agora por questionamentos, revisões e adequações;

 

 

© All rights reserved, mapaastral.org 2015 (by CristinaJorge)
Imagem by mapaastral.org

Bookmark the permalink.

One Comment

  1. Obrigada! texto esclarecedor!

Comments are closed