A magia da LUA NOVA em Astrologia

LUA NOVA – Inauguração de um novo ciclo e um mágico apelo a começos

Numa visão Geocêntrica, quando a Lua está em conjunção com o Sol, ambos no mesmo Signo zodiacal, diz-se que a Lua está em fase Nova. Existe um  alinhamento da lua, entre o Sol e a Terra. Esta é uma conjunção, que reflete uma extrema concentração de energia destes dois arquétipos do feminino (o inconsciente) e do masculino (o consciente).

A Lua ao se alinhar a 0º  com o Sol, sugere o início de um novo ciclo lunar,  uma altura que é posterior ao Quarto Minguante, onde já se deram e concluíram todos os processos de libertação e limpeza a essa fase anterior associados. Assim, na lua nova, se tudo seguir os ciclos naturais de desapego e alinhamento, a energia estando “limpa”, e havendo abertura e receptividade, a luz do sol alinhado com a Lua, irá aceder e iluminar o “Ser interno”. Essa luz irá revelar novas fontes de inspiração, novas ideias, novos interesses, novas perspetivas. Dessa forma, e por esses motivos se diz que é uma fase indicada para rituais de início de algo novo e de mudanças necessárias na vida.

Na Lua Nova, através de uma observação da Terra, o facto de a Lua se alinhar em conjunção com o Sol, a luminosidade do Sol surge “por trás” da Lua, e  toda a luz fica ocultada (excepto quanto acontece o eclipse solar). Nos dias de Lua nova, a Lua nasce e põe-se junto ao Sol.

A lua nova apela à introspecção, e ao recolhimento, seja físico, emocional, ou psicológico, por esse motivo é uma fase em que não é propício a que se despenda de muita energia no mundo exterior. Especialmente se houver demasiado foco em tudo o que for supérfluo e secundário, está-se a desperdiçar energia e pode gerar algum cansaço.

Este processo de interiorização assemelha-se à concepção, em que tudo é ainda um processo invisível e que está distante da nossa vista, no entanto é da semente que é colocada no escuro que nascem as grandes colheitas e realizações. 

Até pela simbologia de uma Lua nova, em que a Lua esta entre a terra e o Sol, nos pode levar à perspectiva de que estamos mais próximos da energia Lunar (recolhimento), o inconsciente (invisível), as emoções, o sentir, o interiorizar, o intuir, do que propriamente da energia Solar (que está escondido pela lua), que revela uma energia de exposição, expansão, projeção, irradiação, o nosso consciente (visível). No entanto por estarem em conjunção, são 2 energias que se fundem e atuam juntas.lua-nova-astrologia-1zzz

O processo de meditação e recolhimento funciona como um alinhamento interno, onde vamos aceder ao nosso “Eu interior”, dessa forma iremos intuir, sentir e reconhecer “visões” maiores sobre quem somos e o que pretendemos. E naturalmente, ao nos alinharmos e reconhecermos um caminho que nascerá de intenções, tudo terá o potencial de se materializar de acordo com essa nova visão interna mais consciente e integrada.

Todo este processo nascera de acordo com a nova realidade de quem somos conquistada na fase Lunar Minguante, onde o desapego nos libertou de tudo o que já não servia dando o espaço a esta nova fase.

A Lua Nova, é uma fusão de energias Lunar e Solar, que representam as forças Sensibilidade e Identidade, que ao se unirem, permitem uma integração do Ser Inconsciente com o Ser consciente, o que traz uma nova oportunidade de haver uma integração da auto-expressão emocional com a auto-expressão criativa genuína. Com este encontro subtil, obtido no silêncio e no recolhimento.

Será que estamos disponíveis internamente para novos começos?

É importante perceber, que se os processos de limpeza, desapego, libertação que foram sugeridos pela lua em fase minguante, não foram respeitados e integrados, o mais provável é surgir muita confusão.

Como sabemos, aqui o apelo é a começos e inícios de algo completamente novo,  desta fase NOVA, não tem qualquer espaço nem para silêncios e muito menos para começos novos, devido às inquietações e ansiedades inerentes aos processos de apegos e resistência à mudança.

A Lua Nova favorece a abertura a novas iniciativas pessoais, projetos, ideias e relações

Para que novas iniciativas, pensamentos e acontecimentos se proporcionem em nossa vida, é essencial que durante a lua minguante se liberte o velho para que no período considerado fértil e aberto a inícios da LUA NOVA, haja espaço interior, abertura e predisposição para algo NOVO.

lua-nova-astrologia-2zPermitir -se a iniciativas ligadas acontecimentos pessoais, projetos, ideias, e todo o tipo de iniciativas que ajudem a expandir o Ser. A Lua NOVA favorece preferencialmente inícios e iniciativas de questões que não tenham antecedentes, ou seja, que estejam surgindo no momento atual. Tentar e arriscar e experimentar formas diferentes de fazer as coisas.

Podemos integrar todos estes conceitos, tendo em conta o signo onde decorrerá e que área de vida abrange no nosso mapa onde se irá dar a lua nova. E integrar e energizar novos começos e objetivos coordenando-os com essas energias do mapas onde a Lua Nova irá ocorrer.

Para quem não pode dar grandes passos pode Iniciar pequenas coisas como:

  • Cuidar da saúde
  • Iniciar hábitos saudáveis
  • Cuidar do Corpo, Exercício físico (atenção, dietas nesta fase, só para ganhar peso)
  • Mudar de estilo pessoal,
  • Assumir uma nova atitude  e novo comportamento

Ou Passos mais significativos como:

  • Mudar de residência,  
  • Dar um novo sentido á vida,
  • Iniciar um Curso de formação para redireção profissional
  • Seguir um novo propósito/filosofia de vida.

Assim, seguindo este fluxo energético da LUA NOVA, é possível tentar e assumir uma nova postura, encontrando um novo objetivo, um novo alento, motivação, entusiamo perante a vida e perante tudo o que nos rodeia. Permitirmo-nos sempre a uma nova oportunidade de fazer as coisas de forma diferente, e em direção ao sucesso pessoal, profissional, relacional, comunicacional e também de nos relacionarmos saudavelmente conosco e com todos os outros. 

Algo de muito novo e especial pode e deve ser plantado aqui, todos sabemos que nem tudo florescerá, mas também sabemos que os sonhos devem ser os últimos a morrer, e que todos os sucessos já foram um dia um sonho.

Este é, sem dúvida, o grande momento, o período mais fértil para abrir portas a novas perspectivas. Todas as possibilidades são válidas, e são uma forma de provarmos a nós mesmos, que pelo menos fazemos sempre algo por nós, e que tudo o que está ao nosso alcance e é do nosso controlo pelo menos é realizado. AGIR em direção de novas perspectivas para assim obter novas realidades e que tudo se torne diferente para melhor. 

O que mais FAVORECE uma LUA NOVA

  • Por não haver muita energia para despender é bom:
  • Recolhimento, tanto física com psicologicamente.
  • Fase de introspecção, a Lua Nova representa o período mais fértil para se dar início à tudo o que for novo em nossa vida.
  • Podem ser situações, projetos, idéias, tentativas, etc.
  • É aconselhável dar preferência à situações NOVAS, que estejam surgindo de momento, que não tenham antecedentes.
  • Tentar e arriscar novas situações e novos começos.
  • Ideal para experimentar formas diferentes de fazer as coisas.
  • Uma dieta, um exercício, mudar de estilo,mudar de residência, tentar um comportamento novo, ou um propósito
  • Fase Lunar para Plantar novas coisas.
  • Favorável para dietas para ganhar peso.
  • Corte de cabelo acelera o crescimento.
  • Tentar coisas novas nos relacionamentos, novos comportamentos e atitudes poderão renovar a forma de se relacionar.
  • Possibilidade de um novo “respirar” nas Relações já existentes se houver abertura e novas abordagens emocionais.
  • Iniciar um relacionamento na Lua Nova, não é indicador de durabilidade, mas , servirá para afirmação do ego e com pouca clarezano que diz respeito às possibilidades efetivas da relação.

O que quer que seja projetado nesta fase de LUA NOVA, seja um pensamento, palavras, ações, projetos, ideias, ou planos, haverá  maior possibilidade, abertura e oportunidade de ser materializado e concretizado.

A EVITAR na LUA NOVA

  • Cirurgias, não se devem submeter a cirurgias, cinco dias antes e cinco dias após a entrada da Lua Nova, devido às características da LUA NOVA em reduzir a percepção e a visibilidade.
  • Se puder evite exames e check-up durante esta fase lunar. Falta clareza nos diagnósticos.

Veja Também:

Bookmark the permalink.

Deixar uma resposta