Tipos de mapas Astrológicos, padrão de distribuição de planetas

CONFIGURAÇÕES de MAPAS ASTROLÓGICOS distribuição dos planetas pelo mapa natal (e não configuração de aspectos astrológicos – ter muita atenção à diferença)

Quando se observa um mapa Astrológico numa primeira abordagem de interpretação, o primeiro passo é olhar o mapa como um todo.

Em Astrologia, ao fazer uma observação geral, naturalmente irão sobressair logo alguns dos padrões predominantes, como a mancha de distribuição geral de planetas (padrão planetário) pelo gráfico, distribuição pelos hemisférios e quadrantes do mapa, os elementos e as modalidades predominantes, o signo solar, Ascendente e seu regente, etc.

Existem sete tipos de mapas muito evidentes em Astrologia, que são caracterizados pela forma como os planetas se encontram distribuídos pelos signos e casas do mapa Astrológico. No entanto podem haver outras configurações de mapas, onde estes padrões possam não ser muito óbvios, no entanto se tiver bem definido um destes padrões apresentados a seguir, é mais uma informação sobre a pessoa a quem pertence o mapa.

7 padrões de Mapas Astrológicos

Cada padrão de mapa é referente ao mapa natal, e está associado a distintos tipos de comportamento/personalidade. Apenas 10 planetas são considerados na determinação destes 7 padrões, excluindo os nodos, asteroides etc. (estudando mais a fundo podem ser  indicadores de prognósticos,nos trânsitos, progressões).

salpicado-astrologia-padrao-planetas-z1 – Tipo de mapa Astrológico – Salpicado

Planetas espalhados pelos 360º do mapa astrológico

Todos os Planetas estão distribuídos pelo mapa, nos signos, e normalmente nunca tem mais de dois planetas numa casa. E não existem mais de 3 casas vazias, e não tem nenhuma área vazia com mais de 60º.

Interpretação – as pessoas com este tipo  terão vários interesses e habilidades, e podem ser superficiais e inconscientes à semelhança da energia de Gémeos. Em particular relevante para os Gémeos e talvez Sagitário. Natureza Universalista mas dispersiva, interessa-se por tudo no entanto não se especializa em nada. Só está bem onde não está.

2 -Tipo de mapa Astrológico -Taça ou padrão hemisférico

Planetas posicionados em 180º do Mapa astrológico

taca-astrologia-padrao-planetas-zTodos os planetas estão “apoiados” numa base de 180º do mapa (máximo de 190º), e na parte oposta do mapa, não existe nenhum planeta.

Com estes indivíduos são contidos  especialmente nas áreas onde estão os planetas, coleccionam experiências. E tem um especial foco em alcançar a área não ocupada por planetas, especialmente o signo e casa que opõe o “midpoint” da taça.

O primeiro planeta da taça (o primeiro a passar o ascendente, em movimento no sentido horário) revela as energias mais frequentemente usadas para satisfazer as suas necessidades.

As casas em que os planetas se encontram serão especialmente importantes. Energia associada a Virgem e Escorpião. Sente que domina metade do mundo e outra metade escapa-lhe. Tem de defender uma causa, a causa vai ser defendida com o planeta que vai à frente.


3 – Tipo de mapa Astrológico – Balde

balde-astrologia-padrao-planetasPlanetas espalhados em 180º e um ou 2 planetas opostos a todos os outros

É parecido com a taça, mas tem uma asa, 1 planeta ou 2 (a menos de 30º) no lado oposto aos outros todos. Ou seja nove planetas estão numa das metades do mapa, o décimo é a asa do balde, fazendo uma espécie de âncora.

Pessoa que normalmente direcciona a energia  para a asa do balde, com um objetivo específico a atingir que é o mais importante. Energia associada a Sagitário. As energias do espaço vazio são canalizadas para o único planeta que está oposto, acha sempre que há uma saída. É muito prático, consegue transmitir muito bem o conhecimento aos outros.

A posição por signo e casa desse ponto focal (a asa do balde) indica o tipo de energia que a pessoa expressa normalmente e a área de vida onde busca preenchimento e realização.

locomotiva-astrologia-padrao-planetas-z4 – Tipo de mapa Astrológico – Locomotiva

Planetas posicionados em 240º do mapa Astrológico

Todos os planetas estão agrupados em 240º (máximo 250º), e a área desocupada com, não mais de 60º (2 casas)

No tipo de mapa Astrológico Locomotiva há dois planetas que são os mais destacados:

  • O que puxa a locomotiva no sentido zodiacal e que lídera todos os outros, o que se evidência muito na personalidade da pessoa. Tudo funciona, tendo em conta o signo e a casa que ele ocupa, bem como a sua dignidade e aspecto.
  • O outro planeta enfatizado é o último planeta da locomotiva, ou seja, aquele está no final. Sua energia é expressa de forma menos potente e mais passiva.

A energia da pessoa é mais intensa e focada nas áreas ocupadas por planetas tendo maior passividade nas outras áreas de vida.

Pessoas com um reservatório de energia enorme à sua disposição, pronta a ser utilizada como e quando for necessária. Em particular associada a Carneiro e às vezes a Leão. Tem as costas largas, protegidas, tem armas e bagagens para explorar o espaço vazio

Desafio – integrar os pontos fracos, a fim de se beneficiar da força adicional fornecida pela concentração de energia através do planeta, porém muitas vezes tendo de se submeter aos seus inconvenientes.

5 – Tipo de mapa Astrológico – Feixe

feixe-astrologia-padrao-planetas-zPlanetas posicionados em 120º do Mapa Astrológico (máximo 130º)

Os planetas bastante aproximados uns dos outros, associa-se este padrão com a energia de  com o Capricórnio. Pessoas fechadas que concentram a energia em áreas muitos específicas da vida. Especialistas em algo objetivo e encontram a variedade dentro do mesmo tema. Empreendedoras, criam projetos de grande envergadura, iniciam projetos e vão até ao fim.

O primeiro planeta, indica normalmente, a energia que pode ser utilizada para atingir resultados na área de vida indicado pelo ponto médio do feixe.

 

 balouco-astrologia-padrao-planetas-z6 – Tipo de mapa Astrológico – Balouço ou Ampulheta

Planetas divididos em dois polos, agrupados fazendo oposição, separados por, pelo menos 60º ou 2 casas

Pessoas que avaliam todas as possibilidades antes de tomar uma decisão, energia muito semelhante à do signo Balança. Voltados para as relações inter-pessoais, abertos a alternativas, e ao se aproximar dos 40 anos começa a perceber que a conquista não funciona e opta pela vertente negocial, para chegar a um consenso. Flutuam nas diferentes vertentes de si mesmo, tentando manter um equilíbrio na sua habilidade para os compromissos.

tripe-espalhado-astrologia-padrao-planetas7 – Tipo de mapa Astrológico – Tripe ou Espalhado

Três polos de planetas agrupados separados por 120º aproximadamente

Deve haver um grande trígono e não haver oposições.

Os planetas encontram-se espalhados por todo o mapa mas de forma irregular. Estas pessoas seguem o seu próprio caminho, são individualistas, não gostam de rotina e da disciplina. Associado com Aquário e por vezes Peixes. Sente-se seguro, tem os pés bem assentes .
Interessam-se por assuntos onde se sintam seguras, depois de aprofundar passam a outra matéria.

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta