Ciclos de Saturno

mandala-saturno-astrology-zodiac-signs-planets-astrologia-1zSaturno é o regente de Capricórnio, e da Casa X , no mapa astrológico. 

Embora Saturno seja normalmente visto, pela maioria das pessoas, como veículo de lições cármicas, experiências sombrias e deprimentes, na realidade é, Saturno que nos apela à consciência do limite de quem somos, e onde podemos chegar. E com isso pede que se crie estrutura, se assuma responsabilidade sobre como se vive a própria essência e com isso, o preço é o alcance máximo de sabedoria  e mestria que podemos depois trazer ao mundo como exemplo de vida.

Os Ciclos de Saturno desafiam todas estas temáticas, e obrigam-nos a assumir responsabilidades sobre as áreas de vida ligadas a Saturno no mapa Astrológico.

Saturno conhece os limites de tempo e de matéria, sem Saturno tudo seria demasiado confuso e destruturado.

Palavras chave para Saturno

Estas palavras chave, são orientações para entender qual a polaridade que sentimos afinidade, e assim ter maior consciência e aprender a transcender as energias mal integradas que serão sempre desafiadas, especialmente em cada um dos retornos de Saturno.

Positivamente Sombra
Sabedoria Restrição
Limites Medo
Estrutura Inflexibilidade
Responsabilidade Conservadorismo
 Maturidade  Dificuldades
Mestre Atrasos
Ambição Esforço
Estatuto Rigidez
 Cristalização

 

Tempos de Saturno pelo Zodíaco

Saturno demora cerca de 2 anos e meio para transitar por um signo (30º), o Zodíaco é constituído por 12 Signos de 30º cada, assim Saturno em trânsito inicia a sua jornada (no nascimento com uma conjunção a si mesmo) e retornará à sua posição natal de novo aos 28 anos, aos 56 e 84 anos.

Retorno de Saturno

Cada Retorno de Saturno (conjunção de Saturno em transito com a sua posição natal), significa que um ciclo de saturno está a se completar, ou seja que iniciou a sua caminhada no posicionamento que ocupa no mapa natal, e seguiu, passando por todos os graus e signos do mapa natal.

Cada Ciclo de Saturno demora cerca de 28 a 30 anos, e em vida podem-se testemunhar 3 retornos de Saturno, sendo o primeiro aos 28 anos, o segundo aos 56 anos e o terceiro aos 84 anos.

Ciclos de Sartuno

A cada 7 anos, o Saturno em transito pelo mapa, forma ângulos de 90º  e 180º com o seu posicionamento inicial, as quadraturas e oposição (aspectos de 90º e 180º) são aspectos maiores, e vão desafiar a forma como a pessoa vivenciou a energia de Saturno representada no seu mapa astrológico de nascimento, se foi vivenciada por excesso, em défice ou bem vivida e integrada.

 

Energia de Saturno em Excesso, défice e bem vivido

Por Excesso Em Défice  Bem vivido
Rigidez  Imaturidade  Sabedoria
Inflexibilidade  Negligência  Noção dos Limites
Assumir responsabilidades que não são suas  Querer atingir fins sem pagar o preço  Aceitar pagar o preço sobre objetivos e metas
Conservadorismo  Ausência de estrutura  Estrutura flexível e consciênte
 Rigidez no cumprimento de Regras  Falta de noção de regras e limites  Saber cumprir e quebrar regras, se houver necessidade consciente, desde que em segurança e com responsabilidade
 Inflexibilidade no cumprimento de horários  Falta de noção do tempo  Ter uma boa noção do tempo
 Confundir autoridade com poder  Ser uma Autoridade pelo exemplo
 Sucesso a qualquer custo  Reconhecimento Social e profissional por Mestria
 Autoritarismo

 

 O primeiro Ciclo completo de Saturno – 1º Retorno de Saturno

 

O primeiro Ciclo completo de Saturno – 1º Retorno de Saturno

Acontece na idade dos 28/30 anos, altura em que a pessoa começa a ser chamada à responsabilidade sobre a sua identidade, individualidade, auto-valorização, estrutura emocional e mental, e como utiliza estes seus recursos em toda as áreas de sua vida.

A partir dos 28 anos a pessoa deve, pelo menos, ter alguma percepção sobre a forma consciente ou inconsciente, responsável ou irresponsável de como utiliza os seus recursos internos e se os coloca ao dispor do “ego” ou para um bem comum superior.

No primeiro retorno de Saturno, é feito um balanço de, como tudo foi usado, e o que foi construído com a utilização dos recursos internos disponíveis (com maior ou menor sensibilidade, maior ou menor consciência).

Os seus recursos internos estão no seu auge, em termos de “potencia” de utilização, resta perceber se a utilização das ferramentas e forças dinâmicas estão a ser utilizadas de fora consciente. Apos o balanço final, fatura é agora apresentada neste 1º retorno de Saturno, quanto maior for a consciência destes processos, mais tranquilo será a aceitação deste alinhamento, e consequente enquadramento numa nova forma de redirecionamento dos recursos internos.

Na maioria das vezes, e com a maior parte das pessoas, o 1º Retorno de Saturno é um processo vivido muito “às cegas”, logo extremamente doloroso, visto que não há grande percepção do sentido dos desafios que se impõe, e há uma enorme resistência em aceitar a parte de responsabilização exigida por todo este processo. Toda esta resistência e falta de aceitação, trás as inevitáveis crises, inerentes à falta de consciência de si mesmo e dos processos de responsabilização exigidos.

Resistência à transformação pode-se tornar um peso incontornável

Quanto maior for a resistência, mais forte será o impacto dos desafios. A aceitação e a colaboração nos processos de responsabilização, são a única postura inteligente que pode evitar depressões e cristalizações, que só irão prologar a dor e o sofrimento, porque a única via de acesso é aceitar as transformações e as responsabilizações necessárias. Cada pessoa terá o seu processo específico, de acordo com o posicionamento de Saturno e suas ligações no mapa natal.

As recompensas de um Retorno de Saturno bem conseguido

Feito o processo, é inevitável uma sensação incrível de que se tem um pouco mais as rédeas da vida nas mãos, a noção de que se é mais respeitado e tido em conta.  A sensação que não precisamos nos rebaixar perante os outros, nem cuidar de assuntos que não eram da nossa responsabilidade. Apesar de inicialmente o processo ser de aparente ameaça, na realidade tornou-se em algo muito confortável. Maior maturidade a lidar com as questões e um domínio de si e dos seus recursos muito mais consciente.

 Dos 28 aos 56 anos – 2º Ciclo Completo de Saturno

O segundo ciclo completo de Saturno vai dos 28 anos aos 56 anos, é um ciclo que vai apelar a um processo de excelência da pessoa, cujo propósito maior é o amadurecimento a partir do próprio comando da vida, de si e da forma como deixa de reagir impulsivamente a estímulos para escolher agir em sabedoria e ao mesmo tempo curar as pessoas por mestria e exemplo. Quando a pessoa “toma as rédeas” da vida e se propõe conscientemente seu aprimoramento pessoal, este ciclo é de muito bom proveito, mas quando a pessoa está desligada de si e não consegue se estruturar este período é sofrido e cheio de provações.

 Dos 56 aos 84 anos – 3º Ciclo Completo de Saturno

O terceiro ciclo completo de Saturno vai de entorno dos 56 anos aos entorno dos 84 anos, este ciclo indica o processo da pessoa se tornar mestre de si mesma e dos outros, pelo exemplo. Colocando sabedoria em tudo o que faz. A pessoa que sabe escutar e dialogar com Saturno neste ciclo receberá ensinamentos preciosos para seu aprimoramento como mestre, maestro e poderá coroar sua vida com a bênção da sabedoria, quem lida mal com Saturno continuará sofrendo provações, desafios e perdas.

 

© All rights reserved, mapaastral.org 2015 (by CristinaJorge)
Imagem/montagem de mapaastral.org

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta