Diferença entre o Signo Ascendente e o Signo Solar

O signo Ascendente no mapa astral é o signo que surge no horizonte no momento exacto do nascimento. O signo ascendente determina o “eu” que o mundo exterior vê e o modo como a pessoa se mostra e se expressa. Na maioria das vezes, seu signo solar e seu ascendente são diferentes, e é por isso que seu ascendente é uma “máscara”, ou seja, as atitudes e opiniões que tem e mostra para o mundo são disfarces e uma maneira que você encontra de esconder sua verdadeira personalidade. Por vezes as pessoas por não saberem como calcular o signo ascendente, recorrem a consultas de astrologia (também por muitas outras motivações) para fazerem uma abordagem mais profunda ao seu mapa astral. Uma consulta de astrologia ajuda a ter melhor entendimento sobre a diferença entre o signo ascendente e o signo solar (o que normalmente a pessoa designa como o seu signo) e como influenciam as dinâmicas de auto-expressão.

Diferença entre o signo Ascendente e o Signo Solar

Muitas vezes nos questionamos qual o papel real na nossa auto-expressão do signo solar e do signo ascendente. Surgem dúvidas sobre o que somos realmente.

Afinal, somos o Signo Solar ou somos o Signo Ascendente?

Na realidade o Signo Solar representa a nossa o nosso “Eu”, quem somos realmente, no entanto o signo ascendente representa a nossa “roupa”…a aparência que passamos para o exterior.

O signo ascendente manifesta-se de diversas formas, pode ser na forma de vestir, no estilo de corte de cabelo, na maneira de se expressar, de se comunicar, o tipo de temas que a pessoa valoriza. O signo ascendente expressa-se apenas em questões exteriores e de aparência, é a forma como a pessoa se mostra para o mundo. O ascendente reflecte não só a personalidade que os outros acham sobre a pessoa, o signo ascendente  também mostra quem a pessoa gostaria de ser e as habilidades e talentos que  estará a desenvolver ao longo da sua vida.

Calcular o signo ascendente

Apesar de se conseguir fazer uma identificação do signo ascendente pela hora de nascimento, é necessário ter em conta que o fusos horários irão alterar estas coordenadas. Então, o ideal é sempre utilizar um software de astrologia ou ir a um site que tenha um programa de cálculo confiável

Horas/Signo Solar Carneiro Touro Gémeos Caranguejo Leão Virgem Balança Escorpião Sagitário Capricórnio Aquário Peixes
4am-6am Carneiro Touro Gémeos Caranguejo Leão Virgem Balança Escorpião Sagitário Capricórnio Aquário Peixes
2am-4am Peixes Carneiro Touro Gémeos Caranguejo Leão Virgem Balança Escorpião Sagitário Capricórnio Aquário
12am-2am Aquário Peixes Carneiro Touro Gémeos Caranguejo Leão Virgem Balança Escorpião Sagitário Capricórnio
10pm-12am Capricórnio Aquário Peixes Carneiro Touro Gémeos Caranguejo Leão Virgem Balança Escorpião Sagitário
8pm-10pm Sagitário Capricórnio Aquário Peixes Carneiro Touro Gémeos Caranguejo Leão Virgem Balança Escorpião
6pm-8pm Escorpião Sagitário Capricórnio Aquário Peixes Carneiro Touro Gémeos Caranguejo Leão Virgem Balança
4pm-6pm Balança Escorpião Sagitário Capricórnio Aquário Peixes Carneiro Touro Gémeos Caranguejo Leão Virgem
2pm-4pm Virgem Balança Escorpião Sagitário Capricórnio Aquário Peixes Carneiro Touro Gémeos Caranguejo Leão
12pm-2pm Leão Virgem Balança Escorpião Sagitário Capricórnio Aquário Peixes Carneiro Touro Gémeos Caranguejo
10am-12pm Caranguejo Leão Virgem Balança Escorpião Sagitário Capricórnio Aquário Peixes Carneiro Touro Gémeos
8am-10am Gémeos Caranguejo Leão Virgem Balança Escorpião Sagitário Capricórnio Aquário Peixes Carneiro
6am-8am Touro Gémeos Caranguejo Leão Virgem Balança Escorpião Sagitário Capricórnio Aquário Peixes Carneiro

O signo ascendente representa a forma de agir em sociedade da pessoa, funciona como uma “máscara” ou “imagem da personalidade” que os outros conseguem ver à primeira vista. Esta “imagem da personalidade” que os outros vêem não é projectada de forma intencional.

O signo ascendente e os quatro elementos

O elemento do signo Ascendente revela a qualidade do fluxo energético que vitaliza directamente o corpo físico e a abordagem geral da vida.

Os signos de Fogo ou Ar no signo ascendente, tendem a conduzir a energia estimulando a auto-expressão de uma forma activa e o dispêndio de energia dinâmico.

Os signos de Terra e signos de Água no ascendente tendem a conservar e a resistir ao fluxo das energias vitais, transmitem auto-contenção e até mesmo auto-repressão e uma enorme tendência para viverem num mundo interior.

Signos de fogo no Ascendente – Carneiro, Leão, Sagitário

As pessoas com signos de Fogo no Ascendente tem um enorme vigor físico, irradiam energia para tudo o que as rodeia e são dotados de uma visão extremamente optimista e positiva da vida. Tem uma atitude confiante e extremamente honesta. Os signos de fogo no ascendente transmitem à pessoa muito dinamismo, tornando-as pessoas muito activas e tem a ambição de deixar uma marca positiva na sua passagem pela vida. Todo este movimento e dinamismo pode criar demasiado “barulho” mental, o que limita a consciência clara sobre as necessidades subtis e mais profundas do ser e também estas pessoas podem carecer de uma sensibilidade para estar atentas e perceber as necessidades dos outros.

Signos de Ar no Ascendente – Gémeos, Balança, Aquário

As pessoas com signos de Ar no Ascendente tem uma enorme rapidez e perícia de raciocínio, mentalmente muito hábeis e rápidos na sua forma de expressão e comunicação. Estes signos no ascendente conferem à pessoa uma enorme facilidade na comunicação e de expressão, tem uma enorme curiosidade, amigáveis, são pessoas bastante socáveis e sociais. Podem ser demasiado ligados à intelectualidade ao ponto de debaterem interiormente todos os assuntos, sem que passem do pensamento à acção. Tem uma enorme necessidade de compreender tudo e vivem num mundo de conceitos, e tem uma grande capacidade de compreender os pontos de vista dos outros.

Signos de terra no Ascendente – Touro, Virgem, Capricórnio

As pessoas com signos de terra no Ascendente são mais focadas no mundo material, estas pessoas tem atitudes muito conservadoras e reservadas. Tem uma inibição da criatividade devido ao seu conservadorismo são pessoas com a auto-expressão espontânea, a imaginação e a criatividade inibida. São pessoas que desenvolvem o senso de responsabilidade e valorizam a estabilidade. Extremamente pragmáticas e pacientes, desenvolvem desde muito cedo a tolerância.

Signos de Água no Ascendente –  Caranguejo, Escorpião, Peixes

As pessoas com o elemento água no signo ascendente, são extremamente sensíveis e muito facilmente influenciadas pelo ambiente que as rodeiam. Por serem demasiado sensíveis tornam-se muito cautelosos, a sua vulnerabilidade exige muita atenção por serem muito susceptíveis a serem magoados. São altamente auto-protectores e tem o mesmo comportamento com as pessoas que os rodeiam e com quem se preocupam. Tem grande compassividade e tem a capacidade de sentir os estados de espírito dos que os rodeiam. São muito reservados e vivem num mundo interior de si mesmos.

O signo ascendente revela o modo como sentimos que somos únicos e nos expressamos de forma personalizada. Quanto ao resto do mapa astrológico, não está particularmente sintonizado com as qualidades e e energia do signo ascendente, o que pode tornar o signo ascendente parecer manifestar-se de uma forma muito superficial, como se fosse uma mascara artificial que pode estar completamente desenquadrada do que se mostra ser a essência da pessoa no seu todo.

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta