Saturno é o mestre

mandala-saturno-astrology-zodiac-signs-planets-astrologia-1zSaturno é o regente de Capricórnio, e da Casa X , no mapa astrológico. Na mitologia grega, Cronos era um dos Titãs, e pai de Zeus.  Na astrologia, Saturno está associado à restrição e limitação. Enquanto Júpiter se expande,  Saturno contrai.

Durante muito tempo pensou-se que Saturno era o planeta mais distante do sistema, e que representava um “limite” no Universo. Em Astrologia, Saturno é a representação simbólica do limite da experiência humana.

Regência e co-regência  Capricórnio e Aquário
 Exaltação   Balança
 Detrimento/Exilio  Caranguejo e Leão
 Queda  Carneiro

saturn

Embora os temas de Saturno sejam vistos, pela maioria das pessoas, como sombrios e deprimentes, na realidade são eles que trazem a estrutura e sabedoria ao nosso mundo. Saturno conhece os limites de tempo e de matéria, sem Saturno tudo seria demasiado confuso e destruturado.

Palavras chave para Saturno

Positivamente  Sombra
 Sabedoria  Restrição
 Limites  Medo
 Estrutura  Inflexibilidade
 Responsabilidade  Conservadorismo
 Maturidade  Dificuldades
 Mestre  Atrasos
 Ambição  Esforço
 Estatuto  Rigidez
 Cristalização

 

Saturno não integrado no mapa Natal, indica os nossos limites, medos e frustrações pessoais, sendo ele também quando aceite e superada a sua proposta evolutiva, o Sábio e o Mestre.

Saturno denuncia, no nosso Gráfico de nascimento (nua primeira fase de vida essencialmente), os nossos medos, limitações e infindáveis esforços exigidos para consigamos assimilar uma estrutura e sabedoria. Tudo o que esteja ligado a Saturno, no mapa, leva muito tempo a resolver, confiar, integrar, a estruturar, no entanto devemos sempre ser esforçados e perseverantes, aceitar as propostas desafiadoras para que nos sejam (por conquista) “concedidos” os maravilhosos dons de Saturno. Para conseguir avançar na área de vida onde está Saturno no mapa, é necessário trabalhar arduamente, aceitar os muitos fracassos como a virtude do acumular de vivências e experiências que nos tornarão mestres.

Saturno lembra-nos das nossas fronteiras, as nossas responsabilidades, e os nossos compromissos. Saturno torna-nos conscientes da necessidade de auto-estruturação e de fronteiras e dos nossos limites.

Ao ganhar experiência e aperfeiçoamento tornamo-nos seres mestres e sábios.

Saturno é um planeta Social (ou Impessoal), tal como Júpiter e são responsáveis pelas nossas características sociais, ou seja, nosso papel em nosso grupo social.

Planetas pessoais            Planetas Sociais               Planetas Transpessoais
Sol, Lua, Mercúrio, Vénus, Marte             Júpiter, Saturno                  Úrano, Netuno, Plutão

saturno-velho-sabio-astrologiaOnde está Saturno no nosso mapa é onde temos os nossos medos e inseguranças  (de carácter pessoal ou colectivo), e muitas vezes para conseguirmos avançar temos de criar muitas “bengalas” de apoio (estruturas) exteriores a nós, para aos poucos caminharmos e criarmos uma estabilidade e confiança interiores. “Saturno” para se sentir capaz de avançar, tem de se sentir seguro e para isso ele vê-se obrigado a  ser  responsável, disciplinado, ser perseverante, ter cautela, etc.

Com a energia de Saturno mal vivida a pessoa, será muito fechada, rigida, inflexivel e terá dificuldade de se ligar a si mesma e consequentemente aos outros. Não consegue aceder às emoções, nem deixa-las fluir. Com o tempo a pessoa pode ter problemas de coluna,  ossos de pele e ossos, não sabe deixar fluir, pessoa demasiado contraída, cheia de medos

Saturno é, por isso, o planeta da Maturidade, do Tempo. É o planeta da Sabedoria, a única qualidade capaz de transpor os limites e medo com o auxilio da experiência, solidez e confiança.

Saturno Ciclo de Saturno 29,42 anos em torno do zodíaco

Significado do Simbolo ou Glifo de Saturno

 Glifo  Descrição
Saturno  O glifo de ou símbolo de Saturno, representa a cruz da matéria (realidade) sobre a alma, representando a natureza material do homem reinante. Note-se que o símbolo de Saturno é o símbolo de Júpiter invertido. Representa a foice da divindade.

Saturno é muitas vezes associado aos nossos pais ou ao pai/figuras de autoridade e na infância, representa a disciplina, regras e regulamentos impostos por figuras de autoridade – de pais, professores e outros . As lições de Saturno ajudam-nos realmente  a crescer e a estruturar o nosso ser, a assumir a responsabilidade sobre a nossa encarnação.

Saturno em transito, forma aspetos menores com o saturno do mapa natal, de sete em sete anos, alturas que registam etapas importantes da nossa existência. O número 7 é um número com grande significado na nossa existência:

° Com 7 anos saímos de casa para darmos início ao nosso percurso escolar (quadratura de Saturno com Saturno natal).
° Com 14 anos aproximadamente, dão inicio as grandes questões e dilemas da adolescência. Aproximadamente a meio deste período de desafio anti-social (marcado pelo ciclo de 12 anos de Júpiter) Saturno actua no sentido de ajudar a criança a estabelecer uma identidade própria, iniciando um processo de libertação da figura paterna (Saturno no mapa natal é sinónimo de pai e de autoridade), ou então pode simplesmente desafiar e questionar essa figura paterna.
° Aos 21 anos a pessoa entra em acordo com as pressões e as exigências da sociedade, atingindo a maior idade. Irá fazer uma integração nos padrões da sociedade em que vive.
Devemos salientar que este ciclo de 7 anos também coincide com o ciclo Lunar, o que reforça as crises de cunho emocional se sobrepondo ao ciclo de Saturno.

Características de Saturno

° Deus do tempo.
° Mostra nossa capacidade de perseverar nos desafios, amadurecer nossas metas e assumir nossas responsabilidades.
° Saturno representa os princípios do limite e restrição.
° Atitude prática e realista diante da vida.
° Disciplina e o dever, o planeamento e a lógica.
° Planeta da experiência, da cautela e da ambição.
° Saturno representa o senhor do carma.

O lado negativo deste “planeta” manifesta-se quando a rigidez e os medos ganham terreno, cristalizando toda a individualidade. Do ponto de vista psíquico, esta cristalização representa a paragem de algo que deveria ser dinâmico.

No corpo humano Saturno rege:

  • A pele, representando o limite entre nós e o mundo;
  • Rege a estrutura óssea, que nos dá estrutura e sustentação ao corpo Físico;
  • Rege todo processo de organização celular, pois é algo involuntário e acontece além do nível de consciência normal, fato este que guarda uma íntima relação com as aprendizagens de Saturno, ou falta delas.

Veja Também:

Bookmark the permalink.

Deixar uma resposta