Mercúrio é Mente e Comunicação em Astrologia

Mercurio Mercúrio

Em Astrologia, o planeta Mercúrio Rege os signos de Gémeos e Virgem , a Casa III, e a Casa VI

O planeta Mercúrio representa, em Astrologia, o uso do Poder da mente e da Comunicação, se é tida de forma superficial, ou de forma útil e para fins superiores.

Na Astrologia e Mitologia, o planeta Mercúrio é o mensageiro dos Deuses. É o planeta do dia-a-dia de ação de expressão e comunicação. Mercúrio é quem separa as coisas e as junta de novo. É um planeta oportunista, e decididamente, “não tem emoções”. As pessoas regidas por Mercúrio são extremamente curiosas, e se esta energia for muito acentuada, podem até ser muito cépticas e com necessidade de provas e justificações extremamente bem fundamentadas para tudo.

Se a energia for forte, pode racionalizar tudo, até as emoções e o amor e tem a percepção da vida muito ligada às ideias, conceitos e à mente. A sede de informação pode alimentar a sua curiosidade e necessidade de conhecer, numa primeira fase de vida, podem utilizar o conhecimento como uma forma de poder para controlar os outros através do seu conhecimento, fundamentação e capacidade de retórica. (Obvio que estas características surgem em pessoas com muita energia de mercúrio, gémeos e casa 3 muito acentuada e sem consciência do seu poder ligado a esta energia)

O planeta Mercúrio e suas Dignidades e debilidades em Astrologia

  • Exalta-se em Aquário
  • Tem Exílio / Detrimento em Sagitário e Peixes
  • Tem Queda em Leão

Palavras-Chave para o Planeta Mercúrio

Comunicação Escrita
Aprendizagem Ideias
Análise Mente
Estudo Informação
Aprendizagem Processos de pensamento
Notícias

 

Em Astrologia, simboliza o mundo intelectual e literário (jornais, publicações); embaixadores; troca e comércio, a indústria das telecomunicações e a comunicação social, bem como os transportes.

A energia de Mercúrio ligada à energia de virgem, revela uma mente que amplia o pormenor e vê o que mais nenhuma outra consegue alcançar, assim como reflete uma mente extremamente analítica, crítica e preocupada com as questões do dia a dia.

Também representa irmãos e amigos próximos, bem como aqueles com quem mantemos relações quotidianas de comunicação ou outra mercurio-astrologia-planetasforma de troca.

O planeta Mercúrio, em astrologia, vai do pensamento, à comunicação (verbal ou não verbal), às palavras, todas são vertentes mercurianas que podem ser utilizadas como fontes de cura ou destruição. O uso da mente e do seu poder, pode ser a diferença entre a auto-destruição e a auto-cura e consequente cura ou destruição dos outros.

Desenvolvimento da energia de Mercúrio de forma sábia e consciente

A Programação Neurolínguística, é a forma mais utilizada, nos dias de hoje, para potenciar e potencializar o poder mental e ajudar a redireciona-lo para a auto-cura e investir numa comunicação e poder de análise para ajudar a si mesmo e aos outros. Usar a Comunicação de forma positiva e consciente, e assim reconstruir a base de crenças e verdades internas sobre si, sobre a vida, sobre os outros e todo o mundo que os rodeia.

A energia de mercúrio por si só fala de uma mente inquieta, curiosa e de certa forma superficial, no entanto é assim porque o seu poder é utilizado muito aquém e além da sua verdadeira dimensão.

Aprender a perceber a utilidade dos pensamentos e da comunicação que se pratica, e criar uma forma criativa e consciente de lidar com esta energia que poderá se tornar poderosa e de cura.

Mercúrio na sua vertente mais terrena

Mercurio-mandala-signos-astrologia-energia-zodiaco-z

No entanto. na sua forma mais terrena, o mercúrio fala processos de pensamento soltos e dispersos, e com pouca utilidade (até ser dada uma dimensão consciente e superior) as idéias e as informações sensoriais com origem tanto inconsciente como consciente, precisam ser coordenados e tornados conscientes. Aprender como podemos expressar e transmitir os nossos pensamentos de forma mais clara e útil? Como é que nos aproximamos de outras pessoas e informações a fim de aprender e trocar ideias?

Ligações de mercúrio a outros planetas

Plutão/Mercúrio – Mente investigadora poderosa e curadora, capacidades psíquicas ligadas à mente. Capacidade de ver o que os outros querem esconder, e estando mal utilizada esta energia, pode usar isso (inconscientemente) como uma forma de poder e manipulação.

Urano/Mercúrio – Mente irreverente, inquieta, impulsiva, ligada às bibliotecas universais, com ideias inovadoras e muito à frente do seu tempo. Mente com insights, inquieta, rápida e revolucionaria. Numa primeira fase de vida, não sente qualquer necessidade de criar empatia, e terá a tendência para ser do contra e contradizer tudo e todos, chocar e provocar mostrando que os outros são todos pouco inteligentes e não atingem a sua inteligencia.

Neptuno/Mercúrio – Mente inspirada e sem limites, ligada ao todo, pode ter sensibilidade de visão extra-sensorial, pode ter uma mente confusa e desorganizada. Grande Capacidade de visualização Criativa e de criação de cenários. Pode captar pensamentos de outras pessoas e não distinguir se são pensamentos seus ou dos outros.

Saturno/Mércurio – Mente muito quadrada (numa primeira fase de vida) demasiado ligada às regras e normas, incapacitando a pessoa de flexibilizar as suas ideias e conceitos. Poderá ser uma pessoa que, numa primeira fase de vida, poderá ter uma mente muito confusa, desorganizada, que terá medo de expressar as suas ideias e demorará tempo para aprender e estabelecer alguns raciocínios. Inicialmente poderá sacrificar as suas ideias e pensamentos em prole das dos outros.

Jupiter/Mercurio –  Pessoa culta, otimista, que se expressa com entusiasmo, muita sede de conhecimento,  talento para ensinar e compartilhar seus conhecimentos. Caso a energia estiver debilitada, poderá ser muito tagarela, demagógica e a ter discursos retóricos intensos, achando que vai ensinar o caminho certo aos outros.

Outras características de Mercúrio

° Na mitologia, Mercúrio é o mensageiro dos Deuses.
° Simbolicamente, o é elo que liga o nosso “Eu” consciente tanto ao mundo interno como externo.
° Necessidade do homem estabelecer comunicação com o meio ambiente, para aprender, se integrar, trocar e socializar.
° Capacidade de perceber, fazer associações mentais e classificar o conhecimento.
° Signo onde Mercúrio se encontra no mapa natal mostra como nos comunicamos, pensamos e também a nossa capacidade de aprender com as experiências.

 

Texto original de mapaastral.org (de Cristina Jorge)
Imagens originais de mapaastral.org

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta